Já a algum tempo tenho cultivado o hábito de fazer pequenas anotações para me organizar. Isso começou, provavelmente de anotações no rodapé de cadernos que até hoje estão guardados esperando serem lembradas e resolvidas, ou em folhas de papel ofício espalhadas pela casa. As anotações, além de um lembrete, são uma forma de manter a procrastinação, pois anotando eu tenho a sensação de que aquela urgência foi arquivada e catalogada para ser resolvida.
De rodapés de cadernos escolares passei para agendas, anotações em chats do facebook, em postagens rascunhadas do blog, em notas na pele... E hoje as divido entre as notas do keep, uma agenda física, meu calendário e, principalmente, meu grupo no whatsapp. Carinhosamente nomeado de Me, myself and I.
Pode parecer exagero mas nunca estive tão organizada. No whatsapp eu coloco as anotações com certa urgência, já não rabisco nos rodapés. Na agenda estão os compromissos da faculdade, pensamentos, algumas coisas urgentes para resolver. No calendário os eventos, provas, de fácil visualização. As notas do keep são onde as anotações e dúvidas são devidamente arquivadas para consulta posterior. Livros, filmes e músicas para absorver estão lá, bem como dúvidas de gramática inglesa, e anotações ou links que eu precisava salvar...
Sou uma acumuladora, isso já é notado. Por muito tempo acumulei favoritos no navegador até que os organizei anos atrás e hoje em dia estão mais ou menos bem distribuídos em pastas. Tenho uma pasta de favoritos chamada "pesquisas", onde coloco as pesquisas que fiz no google mas estava sem tempo/saco para olhar o resultado.
Algumas anotações são tão antigas e se arrastam a tanto tempo que eu já sei de có e salteado.
Por muito tempo também guardei emails na caixa de entrada, até que meu email lotou. Isso deve ter sido em 2009. Acho que já fiz duas "faxinas" no email, e hoje em dia também estão mais ou menos e decentemente organizados. Com duas caixas de entrada limpas.
Algumas coisas são mais difíceis de organizar. Quando terei tempo de lidar com as inúmeras anotações do chat no facebook? Ou ver todos os screenshots que tirei de recomendações ou referências? Evidente que esse trabalho tem que ser feito, ou perderei mais informações do que já o fiz, e isso seria um desrespeito comigo mesma e as coisas que considero importantes e necessárias.
Mas o que me motivou a escrever esse texto foi meu grupo no whatsapp. Porque sempre que vou limpar ele me deparo com uma imensidão de pensamentos jogados e mal digitados que se tornam ininteligíveis as vezes. E eu preciso desocupar o grupo, pois esses pensamentos tem que ser desenrolados, lapidados. E foi por isso que eu dei novo fôlego ao blog, e foi por isso que vim digitar esta noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário